Uma das startups de IA mais proeminentes da Europa lançou dois modelos de IA que são tão pequenos que os nomearam o seu cérebro de penosa e o cérebro de uma mosca.
Computação multiverso Reivindicações Esses são os menores modelos do mundo que ainda têm desempenho de basta desempenho e podem mourejar com bate-papo, fala e até raciocínio em um caso.
Esses novos modelos minúsculos devem ser incorporados aos dispositivos da Internet das Coisas, além de executar localmente em smartphones, tablets e PCs.
“Podemos obstringir tanto o protótipo que eles podem se encaixar em dispositivos”, disse o fundador Román Orús ao TechCrunch. “Você pode executá -los em instalações, diretamente no seu iPhone ou no seu Apple Watch.”
Uma vez que relatamos anteriormente, a Computação Multiverse é uma startup de IA européia de Buzzy, com sede em Donostia, Espanha, com murado de 100 funcionários em escritórios em todo o mundo. Foi co-fundado por um dos principais professores europeus de computadores quânticos e física, Román Orús; profissional em computação quântica Samuel Mugel; e Enrique Lizaso Olmos, ex -vice -CEO da Unnim Banc.
Ele arrecadou exclusivamente 189 milhões de euros (murado de US $ 215 milhões) em junho com a força de uma tecnologia de compressão de protótipo que labareda de “compactifai”. (Desde que foi fundada em 2019, levantou murado de US $ 250 milhões, disse Orús.)
O Compactifai é um algoritmo de compressão de inspiração quântica que reduz o tamanho dos modelos de IA existentes sem sacrificar o desempenho desses modelos, disse Orús.
Evento do TechCrunch
São Francisco
|
27-29 de outubro de 2025
“Temos uma tecnologia de compressão que não é a tecnologia de compressão típica que as pessoas da ciência da computação ou do aprendizagem de máquina farão, porque viemos da física quântica”, descreveu. “É um algoritmo de compressão mais sutil e mais refinado”.
A empresa já lançou uma longa lista de versões compactadas de modelos de código crédulo, mormente modelos populares pequenos uma vez que Llama 4 Scout ou Mistral Small 3.1. E acabou de lançar versões compactadas dos dois novos modelos abertos do OpenAI. Ele também comprimiu alguns modelos muito grandes – oferece um Slim R1 Deepseek, por exemplo.
Mas, uma vez que está no negócio de tornar os modelos menores, ele concentrou atenção extra em tornar os modelos menores, porém mais poderosos, possíveis.
Seus dois novos modelos são tão pequenos que podem trazer recursos de AI de bate -papo para praticamente qualquer dispositivo de IoT e trabalhar sem uma conexão com a Internet, diz a empresa. Ele labareda de humor essa família de zoológico do protótipo porque está nomeando os produtos com base em tamanhos de cérebro bicho.
Um protótipo que ele labareda de superfly é uma versão compactada do protótipo de código crédulo do Face Hugging Smollm2-135. O original possui 135 milhões de parâmetros e foi desenvolvido para usos no dispositivo. A Superfly são 94 milhões de parâmetros, que Orús compara ao tamanho do cérebro de uma mosca. “É uma vez que ter uma mosca, mas um pouco mais inteligente”, disse ele.
O Superfly foi projetado para ser treinado em dados muito restritos, uma vez que as operações de um dispositivo. A Multiverse prevê que ele incorpore a eletrodomésticos, permitindo que os usuários o operem com comandos de voz uma vez que “Start Quick Wash” para uma máquina de lavar. Ou os usuários podem fazer perguntas para solucionar problemas. Com um pouco de poder de processamento (uma vez que um Arduino), o protótipo pode mourejar com uma interface de voz, uma vez que a empresa mostrou em uma mostra ao vivo ao TechCrunch.
O outro protótipo é chamado Chickbrain e é maior com 3,2 bilhões de parâmetros, mas também é muito mais capaz e possui recursos de raciocínio. É uma versão compactada do protótipo Llama 3.1 8B da Meta, diz Multiverse. No entanto, é pequeno o suficiente para ser executado em um MacBook, não é necessária uma conexão à Internet.
Mais importante, o Orús disse que o Chickbrain realmente supera um pouco o original em vários benchmarks padrão, incluindo o benchmark MMLU-pro, de referência de habilidade de linguagem, as habilidades matemáticas referentes a matemática 500 e GSM8K e o diamante GPQA de referência universal de conhecimento do conhecimento.
Cá estão os resultados dos testes internos do Multiverse de Chickbrain nos benchmarks. A empresa não ofereceu resultados de referência para o Superfly, mas o Multiverse também não está segmentando superfly em casos de uso que exigem raciocínio.

É importante observar que o Multiverse não está alegando que seu zoológico protótipo vencerá os maiores modelos de ponta nesses benchmarks. As performances do zoológico podem nem chegar às tabelas de classificação. O ponto é que sua tecnologia pode encolher o tamanho do protótipo sem um sucesso de desempenho, diz a empresa.
Orús diz que a empresa já está em negociações com todos os principais fabricantes de dispositivos e eletrodomésticos. “Estamos conversando com a Apple. Estamos conversando com a Samsung, também com a Sony e com a HP, obviamente. A HP veio uma vez que investidor na última rodada”, disse ele. A rodada foi liderada pela conhecida empresa européia da empresa de VC Bullhound, com a participação de muitos outros, incluindo a HP Tech Ventures e a Toshiba.
A startup também oferece tecnologia de compressão para outras formas de aprendizagem de máquina, uma vez que reconhecimento de imagem e em seis anos obteve clientes uma vez que BASF, Ally, Moody’s, Bosch e outros.
Além de vender seus modelos diretamente para os principais fabricantes de dispositivos, o Multiverse oferece seu modelos compactados por meio de uma API hospedada na AWS que qualquer desenvolvedor pode usar, geralmente em taxas de token mais baixas do que os concorrentes.
Estamos sempre procurando evoluir e, ao fornecer algumas dicas sobre sua perspectiva e feedback sobre o TechCrunch e nossa cobertura e eventos, você pode nos ajudar! Preencha Esta pesquisa Para nos informar uma vez que estamos indo e ter a chance de lucrar um prêmio em troca!
(tagstotranslate) llms