A psicopatia é uma construção psicológica que descreve um comportamento impudico e antissocial crônico, falta de consciência e capacidade de mentir e enganar sem culpa ou desconforto. E se na vida real essas pessoas causam estragos e tragédias, na ficção, muitas vezes, elas se tornam interessantes e amadas. Isso, evidente, se dá pelo vestuário de que tudo na tela é peta, ou seja, se o vilão mata o mocinho, no término das contas, o vilão não é vilão e o mocinho está muito vivo e vivendo sua vida, participando de eventos importantes e distribuindo autógrafos.
As histórias desses humanos malignos, agressivos e egoístas fornecem uma poderosa estrutura para a geração de contos fictícios. No cinema, os psicopatas, provavelmente, são o tipo mais retratado, por fim, todo filme precisa de um vilão perverso. E, se no início eles eram bastante caricatos — sádicos, imprevisíveis, sexualmente depravados e emocionalmente instáveis, com uma compulsão aleatória por violência e ruína; geralmente apresentados com uma série de maneirismos bizarros, uma vez que risadinhas, gargalhadas ou tiques faciais —, com o tempo se tornaram muito realísticos.
Assim, neste post, listamos 81 psicopatas realistas do cinema. Refletindo a veras, na qual a prevalência da psicopatia se dá em maior intensidade na população masculina, a lista é composta de 15 personagens mulheres e 66 personagens homens.
A listagem é majoritariamente baseada no estudo dos professores de psiquiatria Samuel Leistedt e Paul Linkowski, da Universidade Livre de Bruxelas.
A seguir, 81 personagens realistas do cinema que se enquadram na definição psiquiátrica de psicopata.
81 psicopatas realistas do cinema
Legenda
Referência: Leistedt SJ, Linkowski P. Psychopathy and the cinema: fact or fiction? J Forensic Sci. 2014 Jan;59(1):167-74. doi: 10.1111/1556-4029.12359. Epub 2013 Dec 13. PMID: 24329037.